05 abril 2011

Ouro Preto e origem das republicas

Ola gente, agora vamos ver um pouquinho da historia  de Ouro Preto no Blog:

 As casas do centro histórico da cidade de Ouro Preto principalmente as da rua direita, rua das flores e rua São José (mais conhecida como rua dos bancos) nos engana quanto aos seu tamanho. Elas são todas juntinhas parecendo serem pequenas porem nelas escondem andares e mais andares servindo na maioria das vezes como casas comerciais ou grandes repúblicas. Algumas casas possuem o térreo, porão, sótãos. 
E então veio a ideia de falar como surgiram as primeiras republicas de Ouro Preto, não temos certeza exata da data  em que ocorreram os fatos porem são verdadeiros.
    Primeiro para falar do surgimento das primeiras republicas é necessário falar do inicio da cidade. Ela foi formada  a partir da união de duas freguesias rivais e a divisão destas é a Praça principal que é a praça Tiradentes. De um lado, a freguesia de origem Paulista (bandeirantes) e a outra acho que de mineiro, dai a explicação de tantas Igrejas. Depois da formação da Vila Rica, ela se transformou em capital mineira que em seguida foi transferida para Belo Horizonte. Nesta transferencia, muitas casas foram abandonadas pelos moradores que se transferiram junto com a capital e as casas ficaram desocupadas permitindo uma melhor preservação do estilo colonial da cidade. Com as casas abandonadas, estudantes foram tomando conta então estas casas se transformaram em republicas que foram compradas pela Universidade e fazendo parte do governo. E estas republicas resistem  até  hoje.
   Como estas casas possuem muitas das caracteristicas antigas que a constituíam consequentemente as fiações são mais antigas, as paredes são de pedra ou adobe e a agitação que elas recebem dos dias atuais de certa forma acabam as prejudicando por isso existe uma vez ou outra reclamações do ministério sobre como estudantes a usam e a recepção de muitos turistas. Porem se pensarmos bem, foi a maioria destes estudantes que mantiveram e mantém estas casas assim como a cidade. Não adianta reclamar pois em época de ferias, a cidade praticamente morre e os comerciantes percebem e reclamam disso.

"As Repúblicas Federais surgiram a partir da mudança da capital de Minas Gerais de Ouro Preto para Belo Horizonte, em 1897. As casas, que antes eram utilizadas por comerciantes e por pessoas ligadas ao governo foram esvaziadas, pois todos seguiram rumo à nova capital.
As Escolas de Farmácia e de Minas adquiriram os imóveis para abrigar os alunos que não possuíam condições de se manterem em Ouro Preto. Demais estudantes, que até então pagavam alugueis, se juntaram para comprar os imóveis que foram registrados como associações privadas de estudantes. Mais tarde, diante a dificuldade de manutenção, muitos deles foram doados à Escola de Minas. Desde então, o funcionamento dessas casas dá-se pela autogestão, sob forte influência da Universidade de Coimbra (Portugal).
Com a criação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em 1969, esses imóveis foram absorvidos pela nova Instituição. Com o crescimento da Universidade e criação de novos cursos, mais casas foram adquiridas, totalizando, hoje, 58 Repúblicas Federais em Ouro Preto."

Obs: O texto em Italico foi retirado do link. Não sabiamos que tinha esta historia lá então é bom para provar e confirmar os dadoshttp://www.carnavalouropreto.com/curiosidades_de_ouro_preto.html  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...