07 janeiro 2010

Tradição das republicas Ouro Pretanas

Republica em Ouro Preto não é apenas juntar algumas pessoas e colocar um nome na casa, neste caso isso é morar junto. Para se formar uma republica ouro-pretana é necessário seguir algumas regras para que assim a casa permaneça ativa o maior tempo possível. Existem dois tipos de republica aqui: Republicas Federais e Particulares

Repúblicas Federais
   São os imóveis que a Universidade cede aos alunos para a moradia estudantil. Em Ouro Preto são 58 repúblicas. Elas se localizam no entorno do Campus Morro do Cruzeiro e espalhadas pelo centro histórico de Ouro Preto. Às moradias é assegurada a auto gestão, em que cada casa tem seu regimento interno. Assim sendo, cada moradia tem um critério de seleção próprio que dura no mínimo três meses, e no qual é avaliado o espírito de solidariedade e senso de comunidade (a chamada batalha).

As Repúblicas Particulares 
    São outra opção de moradia para os alunos. São aquelas onde grupos de estudantes se unem e alugam um imóvel particular, dividindo os custos referentes à manutenção da casa. Este valor é muito variado, pois depende do número de moradores e dos privilégios que possuem. Elas também possuem auto-gestão com regimento interno próprio. A UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) colabora com o apoio jurídico, por meio de projeto de extensão do curso de Direito, no que diz respeito ao relacionamento com os locatários.

    Durante as matrículas dos calouros, alunos moradores das repúblicas federais e particulares divulgam as vagas existentes. Todas as Repúblicas possuem um custo referente à manutenção da casa.

   As republicas de Ouro Preto tem por tradição hinos próprios para sua identificação, bandeira,  realizam sociais (festa particular entre 2 republicas ou mais para se conhecerem) e na 100 Juízo não é diferente. As moradoras não são obrigadas a saírem para todas as festas ou todos os sociais apenas 2 em especial que são tradicionais em na cidade: Miss bixo (festa de desfile de calouros), e Leopardos (desfile masculino).

    A maioria das pessoas que moram em republica são apelidadas por seus moradores mais velhos. Este nome é escolhido de acordo com determinada situação ocorrida com o calouro(a) e passa a fazer tão parte de sua vida que muitas pessoas nem sabem o seu nome verdadeiro. Antes deste nome ser escolhido em determinadas republicas deve se auto-determinar bixo sem falar o seu nome de nascimento.
  • Escolha: Neste dia ocorre uma festa oferecida pelas republicas em comemoração a passagem do(a) calouro(a) para morador(a). Na festa são chamadas as republicas mais próximas alem dos amigos do escolhido para que participem desta confraternização. A pessoa descobre que é sua escolha apenas quando é falado por seus moradores pois deve ser uma surpresa.
  • Inauguração de Quadrinho: É uma festa também oferecida nas republicas para homenagear alguém importante para a casa. Como retribuição seu quadrinho é colocado definitivamente na parede da casa para que todos possam ver. Há dois tipos de quadrinhos: o de homenageados e de ex-alunos
  • Homenageados: Alguém que contribuiu muito para o crescimento da republica ou a que a ajudou de alguma forma. O homenageado ganha um quadrinho na casa que estará sempre de portas abertas para recebe-lo.
  • Hierarquia: As republicas criaram hierarquias para manter o funcionamento da casa e não deixar que toda uma historia seja perdida. Esta organização serve da seguinte forma: É ordenada de acordo com o tempo que a pessoa vive na casa. Decana: a mais velha (a que chegou primeiro), vice-decana, moradoras e bixo. Na 100 Juízo a decana fica com a função de tomar as decisões e orientar as pessoas mais novas que ela.
    As ex-alunas/moradoras continuam a fazer parte da republica porém já saíram da casa, elas agora são hospedes e não precisam fazer nenhuma tarefa. Este é o papel das moradoras principalmente da caloura, ou seja, ajudar as pessoas com mais tempo de casa no que elas precisam.
  • Ceia: No final do ano, a republica faz um jantar de despedida e confraternização no qual ex-alunas e os pais das moradoras participam alem de 1 convidado para cada uma da casa.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...