25 março 2011

Como acontece a Inauguração de Quadrinho de Formanda e homenageados

  Quando uma pessoa chega em qualquer república de Ouro Preto, verá que nas paredes das casas possuem um monte de quadrinhos de foto de pessoas. Estes quadrinhos não estão ali a toa. Eles podem ser de ex-alunos que completaram sua graduação morando na republica ou de alguma pessoa que foi homenageada por ter contribuído de alguma forma com aquele local.
  Para se inaugurar este quadrinho há todo um ritual. Se caso ele for de um formando, então não há misterio; o formando saberá que seu quadrinho será inaugurado no dia da festa de sua formatura. Caso for de um homenageado então a festa é surpresa, pois a pessoa não saberá que terá seu quadro ali pendurado na parede. Os homenageados são pessoas que de alguma forma contribuiram pela republica: pode ser uma pessoa muito amiga, um parente, etc.
    Entretanto as inaugurações se assemelham em um aspecto: O que será falado na inauguração é um segredo que se revelara apenas na hora, as historias contadas nele sao feitas pelos moradores mais velhos de casa e que tiveram uma convivencia maior com a pessoa a ser prestigiada.
   O quadrinho é coberto por papéis contendo os acontecimentos, falas, gafes mais engraçados ou interessantes do seu personagem. Este é um momento engraçado e de muito orgulho para as pessoas que o relembram. Fatos estes que vão sendo contados, enquanto os papeis vão sendo retirados do bloco ate chegar na foto permanente que ficará na parede e que vai tornando a inauguração emocionante e não simplesmente um ato de colocar uma foto na parede.
    Esta tradição é uma das mais interessante dentre as existente nas repúblicas.


 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...